Regras do Jogo
As regras do Kinuca são uma simplificação das regras da Sinuca Brasileira, amplamente utilizadas em mesas de todo o país.

O jogo é composto de uma bola branca que será chamada "tacadeira" e sete bolas coloridas valendo pontos de 1 a 7 como no diagrama ao lado.

Será chamada de "bola da vez", a bola de menor valor ainda em jogo. Para verificar a bola da vez, note a indicação no canto inferior esquerdo da tela. (foto)

O objetivo do jogo é encaçapar o maior número de bolas coloridas utilizando a bola branca como tacadeira, de acordo com a sequência prevista nas regras, até que não existam mais bolas coloridas na mesa ou até que a diferença de pontos declare a vitória antecipada de um dos jogadores (ver mais abaixo).

Início do jogo

O jogador desafiante deverá posicionar a bola branca dentro do semi-círculo demarcado no lado esquerdo da mesa, também chamado de meia-lua.

Para jogar, deve-se clicar com o botão esquerdo do mouse sobre a bola branca (tacadeira) e arrastar mantendo o botão apertado. O taco aparecerá assim como a mira da tacada. Quanto maior a distância do taco à bola, maior será a força da tacada.

O jogo será reiniciado juntamente com o placar nas seguintes situações:
O jogador que estiver iniciando a partida terá até 3 chances de reiniciar a partida. Caso uma destas situações (não necessariamente a mesma) ocorra uma quarta vez, o jogador será penalizado em 7 pontos e a vez será passada para o oponente.

Uma jogada

Dica: para facilitar sua orientação sobre "que bola posso ir", fique de olho no indicador de bola da vez no canto inferior esquerdo. Veja o exemplo considerando a bola vermelha:

Pode-se bater na bola vermelha. Caso ela não seja encaçapada, não se perde pontos. Se arriscar em outra bola e não encaçapar, perde 7 pontos.
Essa é a bola bônus. Pode-se tentar qualquer bola sem risco de perder pontos.
É obrigatório ao menos acertar a bola vermelha. Caso contrário perde-se 7 pontos.


Cada jogada poderá ser iniciada com uma tacada na bola da vez, sem risco de penalidade, ou por uma tacada numa bola, que não seja da vez. Neste último caso, perde-se 7 pontos caso esta bola não seja encaçapada.

Ao se encaçapar uma bola da vez, você pode tentar encaçapar qualquer outra bola colorida (bola livre), isento de penalidade.

Ao se encaçapar uma bola que não seja da vez e que não seja bola livre, deve-se obrigatóriamente acertar a bola da vez na próxima tacada. Caso contrário, perde-se 7 pontos.

Após se encaçapar uma bola livre, volta-se a situação do início da jogada.

Ao encaçapar uma bola válida, ganha-se os pontos correspondentes à mesma e o direito de efetuar mais uma tacada. A bola encaçapada voltará ao jogo a não ser que seja a da bola da vez.

Uma jogada termina quando nenhuma bola é encaçapada ou quando alguma das seguintes situações ocorrer:

Em qualquer uma destas situações, perde-se 7 pontos.

Após um suicídio, o outro jogador deverá posicionar novamente a bola branca dentro da meia-lua.

O jogador com direito a tacada estará sempre indicado com o quadro laranja em volta de seu apelido.

Passando a vez

O jogador pode optar por passar a vez nas seguintes situações:
O botão de passar a vez fica indicado no cando inferior esquerdo. Ele só aparece nas ocasiões que é possível passar.

Fast Kinuca

Nas salas em que a regra Fast estiver ativada, haverá um limite para o tempo total somado nas jogadas de cada oponente. O limite pode variar de sala para sala (ex. 2 minutos, 3 minutos, etc).

Se algum determinado jogador exceder este limite no somatório de tempo de cada jogada individual, ele perderá a partida.


A quantidade de tempo disponível para cada jogador está indicada nos pequenos relógios ao lado do placar, como na figura acima. A área em laranja vai diminuindo conforme o tempo é gasto. Durante sua jogada o seu relógio avançará em tempo real. No entanto o relógio de seu adversário será atualizado após o término de sua jogada. Isto acontece para que não ocorram mal-entendidos decorrentes de problemas de latência de conexão.

Esta regra é válida apenas para salas onde esteja indicado "Fast" ao lado do nome, ou em competições que adotarem esta regra.

Caçapa Cantada

Nas salas em que a regra de Cantar a Caçapa estiver ativada, será necessário indicar, antes de dar a tacada, a caçapa na qual se deseja matar a bola. Para "cantar" a caçapa, basta clicar com o mouse sobre a caçapa desejada.


A caçapa selecionada será indicada por setas como na figura acima.

Esta regra é válida apenas para salas onde esteja indicado "caçapa cantada" ao lado do nome.

Pontuação e final do jogo

A pontuação do jogo será sempre calculada de forma relativa. Desta forma ao se ganhar pontos, os mesmos serão adicionados à pontuação do jogador ou subtraídos do oponente, dependendo da situação. Sempre haverá um jogador com zero pontos e outro com a diferença.

O jogo termina quando todas as bolas coloridas foram encaçapadas com algum jogador em vantagem no placar, ou nas seguintes situações de diferença de pontos entre os jogadores:

Bola da VezDiferença de pontos
Maior que 46
Maior que 27
Maior que 7